Cirurgia Plástica depois dos filhos: pode ou não pode ?



Ser mãe é o sonho de muitas...
Mas venhamos e convenhamos: quem fica 100% feliz com o corpo depois da gravidez ?
Tudo bem, vocês vão dizer que o sorriso compensa... Sim... É uma alegria imensa  Mas depois de 2 filhos, eu digo por experiência própria: a coisa ficou muito feia rs
Pensando nisso, elaborei umas perguntinhas que também podem ser dúvidas de recém-mamães como eu. Quem as respondeu foi o Dr. André Colaneri, Cirurgião Plástico Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

1. Quais as cirurgias mais procuradas pelas mulheres no pós parto?
Depois de ter os filhos, as cirurgias mais procuradas são a abdominoplastia e mamoplastia, visto que a gravidez e amamentação levam à flacidez das mamas e abdômen. Muitas vezes a lipoaspiração é associada à abdominoplastia, realizando a lipoabdominoplastia. OBS: Pós-parto é um período curto depois do parto, logo o certo é falar em depois dos filhos.

2. Existe alguém procedimento na cirurgia plástica que possa ser realizado durante o parto?
Logo depois do parto não é interessante operar cirurgias plásticas, apensar de alguns médicos fazerem abdominoplastia depois da cesárea. Logo depois do parto, a paciente está acima do peso, inchada, intestino funcionando mal, com gases. O risco de trombose e infecção é maior. A amamentação poderá comprometer o resultado de uma abdominoplastia, visto que não se deve carregar peso e fazer esforços, assim como uma dor proveniente da cirurgia poderá atrapalhar no cuidado com o bebe.

3. Muitos especialistas recomendam a plástica das mamas 3 meses após o término da amamentação. E quando as mães são impossibilitadas de amamentar, qual seria o prazo mínimo para realizar a cirurgia?
Os três meses depois da amamentação é o tempo para secar o leite e desinchar as mamas. Quem não amamentar poderá operar depois de 3 meses do parto… Há medicamentos que o ginecologista poderá receitar que sacam o leite mais rapidamente.

4. Após a cirurgia das mamas, o peso do bebê também deve ser evitado no pós-operatório?
Sim, não se deve carregar peso, fazer esforços, pois há risco de sangramento, abrir pontos e ficar com cicatriz inestética. Não é bom fazer plástica logo depois do parto.

5. Caso a mulher queira engravidar novamente após a cirurgia das mamas (redução ou silicone) seria necessário uma nova cirurgia?
Depois da cirurgia e sua recuperação, a paciente continua sendo ela mesma. Se engordar as mamas aumentam, se emagrecer diminuem, se engravidar aumentam e depois caem. Uma gravidez e amamentação fazem as mamas cederem de qualquer forma, independentemente se foram operadas ou não. O que as faz ceder é aumentar de depois reduzir de volume.

6. Afinal, o silicone precisa ser trocado de quanto em quanto tempo?
As próteses de hoje são indicadas a serem trocadas depois de aproximadamente 15 anos.
     
7. Qual procedimento é mais invasivo: a cesárea ou a abdominoplastia?
Depende do que se refere a ser invasivo. A abdominoplastia tem um grande descolamento da pele e maior cicatriz, mas não lesa nenhum órgão e sangra pouco. Na cesárea o útero é cortado e o sangramento é muito maior para a retirada da placenta, apesar de um descolamento de pele menor. Na minha opinião, a cesárea é mais invasiva, mas isso depende de opinião.

8. Após respeitado o tempo do pós parto para a cirurgia, é possível realizar mamoplastia e abdominoplastia ao mesmo tempo ?
Na maioria dos casos é possível associar sim a mamoplastia e abdominoplastia. Logicamente, cada caso terá que ser estudado e avaliação juntamente com os fatores de risco e exames da paciente.

9. Se a mulher realizar a cirurgia na região da barriga e depois engravidar novamente, o que acontece?
Assim como as mamas, a distensão do abdômen comprometerá a cirurgia realizada previamente. Porém, diferentemente das mamas em que é possível retirar mais pele e remontar adequadamente as mamas, na abdominoplastia é muito difícil retirar a mesma quantidade de pele da primeira cirurgia e o resultado de uma segunda abdominoplastia costuma ser pior, ou até mesmo não ser possível reoperar. Porém, não há maior risco da gravidez no caso de ter feito abdominoplastia.

10. Existe alguma cirurgia específica no caso das temíveis quelóides?
Em caso de quelóide, geralmente é possível fazer uma cirurgia para retirada do mesmo e logo depois precisa ser feita a betaterapia, um tipo de radioterapia que minimiza a formação de um novo quelóide.

11. Os planos de saúde concedem algum tipo de benefício/desconto no caso da cirurgia plástica estética?
Os planos de saúde não cobrem cirurgias estéticas. Podem cobrir abdominoplastia no caso de cirurgia bariátrica prévia ou hérnias e grandes diástases dos músculos (afastamentos entre os músculos do abdômen).

12. Existe um valor mínimo para a cirurgia plástica ou varia de médico para médico?
Como em qualquer coisa na vida, também há variação de preços entre os médicos, assim como há variações entre a formação, experiência, especialização dos mesmos. Quanto mais especializado, mais experiente os médicos e em melhores hospitais, mais cara fica a cirurgia.

13. Buscar referências de quem já passou por procedimentos como este é de vital importância. Mas onde podemos encontrar informações sobre médicos que sejam credenciados para realizar as cirurgias?
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é possível certificar se o médico é especialista.

14. Quais são as contra-indicações para cirurgia no pós parto ?
Não faço cirurgias no pós-parto, devido ao maior risco de infecção, trombose, maior inchaço da paciente, maior risco de resultado insatisfatório.

15. Nos Estados Unidos as americanas têm apostado em um pacote de cirurgias plásticas pós-parto (Mommy Makeover) que consiste em três operações: plástica no abdome, lipoaspiração e levantamento dos seios (com ou sem implante de silicone). Qual a sua opinião sobre esse procedimento: seria uma forma de vender cirurgia ou realmente um modo de aumentar a estima das mamães?
Se for realizada depois de terminar a amamentação, tendo todos os exames normais e o risco baixo, concordo. Se for logo depois do parto, creio ser muito arriscado e desnecessário. Uma mãe com tanta cirurgia assim não conseguiria amamentar nem dar assistência adequada ao seu bebê.


Sobre o Dr. André Colaneri
O cirurgião plástico é especialista e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista fala sobre diferentes assuntos dentro da cirurgia plástica, como cirurgia íntima (ninfoplastia; monte de vênus; correção dos grandes lábios), próteses em geral (mama, panturrilha, glúteo etc), lifting, lipoaspiração, lipoescultura, lipo-abdominoplastia, reconstrução de mama, rinoplastia, blefaroplastia, mentoplastia etc.
Site: www.cirurgiaestetica.com.br


Um comentário:

Seu feedback é importante pra mim, viu?? Deixe seu recado!!

Seguidores

Facebook

Os Mais Lidos

Publicidade

Tags

Abdominoplastia (1) Academia (4) Alimentação (1) Aniversário (1) Arquivologia (1) Aspa (1) Ateliê Cosmacticos (1) Aussie (1) Avora (2) Backstreet Boys (1) Barretos (1) Belliz (1) Bionatus (1) Bourjois (1) Branca de Neve (1) Butique Bella (6) Cabelos (7) Cadiveu (1) Caldas Country (1) Catharine Hill (2) Cesariana (1) Chá de Bebê (1) Cirurgia plástica (1) Cless Cosméticos (1) Clutches (1) Concurso Cultural (1) Culinária (1) Dafiti (1) Davines (1) Dia das Mães (1) Dieta (1) Divulgação de Sorteios (3) Elke Cosméticos (1) Elle Dakotta (1) Eventos (1) Fator 5 (1) Festas (2) Geek10 (1) Glambox (1) Gorila Clube (1) Gravidez (12) Guest Post (1) Hair's Company (1) Indafarma (1) Israel Novaes (1) Jordana (1) L'anza (1) L'oréal Paris (2) Leitores Premiados (11) Lokenzzi (1) Look (1) MAC (3) Macadamia Natural Oil (2) Mahogany (1) Maquiagem (1) Matéria no Jornal (2) Maternidade (4) Maybelline (5) Michael Kors (1) Moda (3) Música (3) Néctar (4) Niely Cosméticos (1) NYX (3) Océane Femme (2) Pantene (1) Panvel (1) Parceria (5) Paul Mitchel (1) Payot (1) Perfumes (2) Pessini Cosméticos (1) Pimenta da Terra (1) Pós parto (1) PRONTA ENTREGA (2) Publieditorial (9) Redken (1) Resenha (23) Reserva (1) Resultado de Sorteios (29) Rimmel London (1) Sachê Professional (2) Sephora (1) Sertanejo (1) SIGMA (4) Silicone (1) Síndrome (1) Síndrome de Edwards (1) SmartLife (3) T18 (1) Toda Top Collection (1) Toque de Natureza (1) Treino (1) Trissomia 18 (1) Viagens (6) Vogue Cosmetics (1) Wishlist (2) Yenzah (1)